Gostou? Então compartilhe

sábado, 29 de dezembro de 2012

Ano Novo tem que ter Tender

Desde criança ouço falar que não pode comer frango na Ceia de Ano Novo porque dá azar. Tem que comer porco, porque blá, blá blá. Mas eu, respeitável público, EU NÃO COMO PORCO, #prontofalei. Não, não me abandonem, eu cozinho derivados de porco (mas sem gosto de porco, ok!)
Já pensou em assar um pratinho desses na sua cozinha de apartamento?
Sem condições!
O Presunto de Tender é uma boa saída para o jantar de Reveillon sem perder a tradição do porco e nem emporcalhar a cozinha inteira.
Aqui em casa o Tender já é tradição. Já que seu preparo é muito simples.

Procure uma peça do tamanho desejado (um quilo alimenta 4 pessoas). Retire a embalagem, lave, com uma faca faça linhas circulares paralelas com cerca de um centímetro de distancia entre elas, e depois suas perpendiculares. Ou seja desenhe um xadrez no presunto. Os cortes fazem o tender absorver o tempero.
Passe mel, ou glucose de milho. Espete um cravo em cada diagonal das listras feitas. Envolva em papel alumínio ou saco para assar, por 30 minutos, ou até ficar douradinho.

Para acompanhar Tender, eu faço um molho de damascos que fica bem saboroso e não muito doce.

Molho de Damasco

Geléia de Damasco
150g de damascos secos
3 xícaras de água
1/2 xícara de açucar

Deixe os damascos de molho na água por 4 horas, para hidratar, não é necessário ficar na geladeira. A água morna acelera o processo. Após hidratados leve ao fogo e adicione o açúcar. Cozinhe até que os damascos se desmanchem na panela, vá amassando com um garfo para acelerar o processo. Sirva quente ou em temperatura ambiente.

Na apresentação abaixo podemos ver o Tender com Molho de Damasco. E farofa, que em breve posto aqui.
Tender com damasco





sábado, 22 de dezembro de 2012

Minipanetone

Conforme combinado, aqui vai uma receita de Panetone que dá certo!
Ainda dá tempo de correr no supermercado comprar algum ingrediente que faltar e garantir a ceia.
No título coloquei Minipanetone porque a receita surgiu como uma alternativa para presentear amigos e familiares no Natal. 

Com os ingredientes abaixo, é possível fazer 30 minipanetones, ou 3 panetones e  fôrmas de 500g (confesso que não deu tempo de pesar pronto, é que eles são deliciosos quentes) A massa é sovada, para isso, convide um parceiro de força, ou aquela amiga, nem que for para dar apoio moral. 

Panetone da Noelete
panetone

Primeiro passo: aprendi que é necessário fazer uma massa mole, chamada Massa Esponja, mas é bem simples. 

Em uma tigela pequena, coloque 
  • 1 copo de iogurte natural 
  • 1 e 1/2 colher (sopa) fermento biológico seco
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
Junte tudo e misture até que fique homogêneo. Cubra com papel filme ou pano e deixe fermentar por 30 minutos, se estiver um dia frio, mantenha a mistura em local aquecido. 

Após a espera, em uma tigela grande misture:
  • 2 xícaras (chá) de leite
  • ½ xícara (chá) de óleo
  • 4 ovos inteiros
  • 1 xícara (chá) de açúcar 
  • 2 colheres (sopa) de essência de panetone
  • 1 colher (café) manteiga
  • e a Massa Espuma
Amasse todos os ingredientes acima e vá acrescentando aos poucos a farinha de trigo, será necessário cerca de 750g. Sove bem a massa até que fique misturada. O ponto: massa homogênea, mas colando nas mãos, a massa mole garante o panetone fique mais macio e úmido. 

Chegou a hora boa, o recheio
  • Frutas. Você vai precisar de 1 e 1/2 xícara de uva passas pretas e 1 e 1/2 xícara de frutas cristalizadas. Ferva as uvas com um pouquinho de água para que fiquem mais macias.
  • ChocolateVocê pode usar gotas de chocolate ou chocolate picado grosso. Serão necessárias 2 xícaras de chocolate.
Abra a massa, com as mãos e  coloque o recheio desejado e amasse para distribuir o recheio. Coloque a massa até metade da forminha para mini panetones (eu usei forminha de cupcake) ou em 3 forma para 500g. Reserve até que a massa cresça acima da borda do cartucho dois dedos. Leve ao forno médio (200ºC) por aproximadamente 30 minutos ou até que os panetones estejam coradinhos.
minipanetone

Se ainda quiser mais lindinho: Cubra com chocolate ou açúcar.

  • Cobertura de chocolate: 3/4 de xícara de chocolate (meio amargo, uhm) e 1/4 de xícara de creme de leite. Amoleça o chocolate puro no microondas, depois misture o creme e decore os panetonezinhos.
  • Cobertura de açúcar: 1 xícara de açúcar de confeiteiro, 3 colheres de água ou suco de limão. Mexa bem, se necessário adicione mais água. Decore.



quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Panetone da Máquina....

Buemba!!!! Minha mãe agora tem uma máquina de fazer pão, acabou a felicidade de ter dois pães gigantes toda sexta feira, os deliciosos pães de vó que duram a semana toda, sem ficar duro, pães fofinhos feito a mão, delícia.....

Mas não estou aqui para falar mal da Panificadora Britânia  nem para chorar as pitangas que agora minha mãe não faz mais pão caseiro delícia. Já contei que minha mãe é a melhor cozinheira do mundo, melhor até que a Nigella.

Hoje vim contar que fizemos o "Panetone da Máquina". E ficou maravilhoso. Claro que teve todo um drama mexicano, tivemos que percorrer Porto Alegre inteira buscando a tal da Mistura para Panetone que é solicitada na receita do Livro de Mais de 100 Receiras que vem junto com a panificadora, mas acabou tudo bem.

O panetone fica uma delícia, e é bem fácil de fazer. O modo de fazer é assim:
Quem não lembra da Ginástica da Máquina na TVCultura?

Brincadeirinha a parte, no próximo post conto para vocês como fazer um panetone sem segredo e ingredientes mirabolantes e sem máquina. Aguarde.....

PS: Se alguém como nós, procurou ensandecidamente a tal da mistura para panetone. #ficadica no Mercado Público, loja Armazém do Mercado tem. 


sábado, 15 de dezembro de 2012

Clássicas (2)

Torta de Limão

Para a massa, são necessários:
2 gemas  (guarde as claras para o merengue)
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de açúcar
3 colheres (sopa) de margarina 
    Misture a margarina, as gemas, a farinha e o açúcar, formando uma farofa (quanto mais esmaga, mais mole fica a massa... a massa tem que ficar homogênea  mas nao precisa formar uma bola, pode ficar esfarelada). Distribua pelo fundo e laterais de uma forma (de preferência que solte o fundo). E asse até ficar consistente e coradinha (uns 10 minutos a 180º C no meu forno).

Ainda mais fácil que a massa, é fazer o recheio. Você vai precisar de:
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
suco de 3 limões
3 gemas  (guarde as claras para o merengue)
   Bata tudo no liquidificador. E despeje sobre a massa e asse por aproximadamente 15 min (180º C).

A única dificuldade do merengue ou cobertura é a necessidade de ter uma batedeira. Os ingredientes do merengue são:
5 claras (as que sobraram da massa e do recheio)
8 colheres (sopa) de açúcar
raspas de limão.
    Bata as claras em neve, junte o açúcar  Misture as raspas. Distribua sobre o recheio e doure um pouquinho no forno.

Aguardando a foto.....



segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Sorvedim

Para driblar o calor, e comer um docinho sem se preocupar muito com a balança, criei o SORVEDIM. Um pudim que virou sorvete em um piscar de olhos.
Imprescindível: ter um congelador ou freezer bom, e uma batedeira qualquer.

Sorvedim

1 embalagem de mistura para pudim light do sabor de sua preferência.
1/2 litro de leite desnatado
3 claras de ovo

Siga as instruções da embalagem do flan (cozinhe no fogão ou microondas por poucos minutinhos). Reserve o creme enquanto bate as claras em neve (eu uso a batedeira, mas se bater a mão gasta mais calorias, hehe).
Peça ajuda para quem for ajudá-lo a comer. Despeje o creme nas claras e siga batendo até misturar por completo.
Divida em pequenas porções e leve para congelar (no meu freezer em meia hora está pronto). Vale misturar com frutas ou folhas de hortelã!


sorvete pudim
Meu pudim era de coco. Como vocês podem ver, minha porção generosamente gelada, tem 180 ml, cerca de uma xícara.

calorias:
leite (180kcal) + flan (110 kcal) + claras (45 kcal) = 335 Kcal/ 10 porções (uma xícara) = 33,5  kcal.

Você pode também fazer picolés em copinhos de café, seguindo esta ideia aqui:

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Viva o Don Román

Don Román!!!!! Esse é o nome que vou gritar depois do '...muito dinheiro no bolso, saúde pra dar e vender..."
Sei que não é muito profissional da minha parte, escrever um comentário sobre um evento para o qual fui convidada. Mas degustação informal sempre tem meu ponto de vista (ou de olfato e paladar) e não o de quem me convidou.
Pois então, essa semana fui convidada para participar da Degustação Orientada de Espumantes, organizada pela rede de supermercados Zaffari. A palestrante foi a enóloga Carolina Pozzebon. Dentre os espumantes apresentados por ela, entre os dois que mais agradaram ao meu paladar o amarelo âmbar  do argentino Nieto Senetier aguçou meu interesse e agradou bem meu paladar. Muito bom! Vale o investimento R$39,90, apesar de ter notas de amante latino.
Nieto Senetiner Extra Brut
Mas o senhor Espumante que me surpreendeu, e me convenceu a parar de dizer que o Cordon Negro da Freixenet é o melhor do mundo, foi o aconchegante espanhol Cava Brut Don Román. Resumindo, "is wonderful!", leve, intenso, e cheio de micro bolhazinhas. E o mais curioso é que ele está em promoção no Zaffari por R$33,80. Sugiro a todos provarem. 

 Don Román Cava Brut
Essa é a minha sugestão para o Ano Novo. Mas se eu fosse vocês, provavam hoje mesmo.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Creminho Gostoso

2 ovos (gemas e claras separadas)
2 copos de leite (1/2 litro)
1 colher (sopa) de amido de milho (Maizena)
3 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de manteiga
Essência de baunilha a gosto.

Misture as gemas, o leite, o amido de milho, o açúcar, a manteiga e a baunilha. Leve ao fogo, quando levantar fervura, cozinhe por 5 minutos em fogo baixo.

Bata as claras em neve na batedeira (em um recipiente fundo, porque quando bater a receita irá dobrar de volume). Quando estiver dura, continue batendo, e vá despejando o creme cozido.

Leve a geladeira e sirva gelado.

O creme pode ser servido com morangos e folhas de hortelã. A calda é feita com a receita do Moranguinho Malandro.

A receita rende 8 porções individuais como essa.
creme claras morango






domingo, 11 de novembro de 2012

Cozinhando no microondas 3

biscoito integral microondas
Biscoito de aveia e uva passa

1/2 xícara (chá) de manteiga (ou margarina) em temperatura ambiente
3/4 xícara (chá) de açúcar mascavo 
1 ovo
2 xícaras (chá) de aveia em flocos (grossos, a aveia em flocos finos deixa a receita muito pastosa)
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo 
1 colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal.
Uva passa, 1 uva para cada biscoitinho (se comprar por kg, 30 gramas serão suficientes)


Em uma tigela, misture a manteiga e o açúcar até ficar um creme homogêneo, junte o ovo e mexa. Acrescente a farinha, o fermento e o sal, misture bem. 
Eu misturei tudo com uma colher mesmo, nem coloquei a mão, o ponto é quando a massa fica em consistência de massa de modelar, sem grudar nas mãos. 
Faça bolinhas  com uma colher de chá de massa (como eu já disse, gosto de biscoitos pequeninhos, mas pode fazer maior se preferir),faça bolinhas envolvendo a uva passa,quando assar vai ficar a uva a mostra. Coloque em um refratário untado, ou coberto com papel manteiga. Deixe o espaço de um biscoito entre um e outro. 
ATENÇÃO: coloque biscoitos apenas nas extremidades, se colocar no meio QUEIMA!

Leve ao microondas em potência alta, cozinhe 1 minuto, desligue e espere 1 minuto, ligue novamente por mais 1 minuto. Retire do refratário e coloque para esfriar. Coloque uma nova quantidade de bolinhas e repita o processo até acabar a massa.
biscoito de microodas

Chantilly de creme de leite

1 copo de creme de leite fresco (nata)
1 copo de açúcar de confeiteiro
1 colher (sopa) de açúcar

Misture tudo e bata na batedeira até ficar cremoso e clarinho. Não deixe ficar amarelado para não ficar com gosto de manteiga.



Moranguinho Malandro

Primeiramente gostaria de dizer que o nome de batismo da sobremesa é creditado a minha cunhada Caroline, que adora morango. A primeira versão da receita é do namorado dela, meu irmão. Agora que esta tudo esclarecido que surrupiei a receita. Anota aí os ingredientes.

500g de morangos frescos
3 colheres de açúcar (use mais se quiser bem doce)

Pique os morangos e misture com açúcar. Leve a geladeira até que os morangos estejam completamente vermelhos e soltem uma calda rosada.

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Clássicas (1)

Quiche de Alho Poró


1 xícara (chá) de farinha 
100 g de manteiga, temperatura ambiente (meio mole)
2 colheres (sopa) de aveia (se não tiver coloca mais farinha até dar o ponto de massinha de modelar) 
1 colher (chá) de sal 
1 colher (sopa) de água

Para o recheio
 2 talos de alho poró ( usa só a parte branca de baixo) cortado fininho 
1/2 colher de manteiga sal a gosto 
2 ovos ligeiramente batidos 
1/2 xícara de creme leite 
1/2 xícara de requeijão 
1 pitada de nós moscada.

Misture a farinha, a manteiga, a aveia e o sal até o ponto de massa de modelar. Use a água, se necessário (se a manteiga estiver bem mole, não precisa). Leve a geladeira em recipiente fechado até terminar de fazer o recheio. 

Em uma frigideira refogue o alho poró na manteiga por 3 minutos. Tempere com sal. Em uma tigela misture o refogado, o requeijão e o creme de leite, mexa bem e depois os ovos. Forre a forma com a massa e asse até a massa ficar mais durinha, recheie e asse de novo até o recheio ficar consistente.

DICA: Use uma fôrma de fundo removível. 


A receita rende 6 porções fartas como essa.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Bolo de Caneca

Cozinhando no Microondas 2
bolo de caneca
1 colher (sopa) de margarina 
5 colheres (sopa) de leite
4 colheres (sopa) de achocolatado em pó
3 colheres (sopa)de farinha
1 colher (café) de fermento em pó 

Bata tudo em uma caneca de 300ml e leve ao microondas por 2'30'' minutos ou 3 minutos, dependendo da potência do forno.

Leve a caneca ao microondas sobre um pires, o meu bolo não transborda, mas melhor prevenir.


Dica: Acrescente 2 tabletinhos de chocolate dentro da caneca antes de assar.... e curta um recheio cremoso.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Cozinhando no Microondas

Que sou adoradora de receitas práticas não é novidade, que tal cozinhar com forno MICROONDAS!

Biscoito de açúcar mascavo e canela


biscoito de microondas

1/2 xícara (chá) de manteiga (ou margarina) em temperatura ambiente
3/4 xícara (chá) de açúcar mascavo 
1 ovo
2 xícaras (chá) de farinha de trigo 
1 colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal.

Para polvilhar 2 colheres (sopa) de açúcar e 2 colheres (chá) de canela 


Em uma tigela (adoro a palavra TIGELA), misture a manteiga e o açúcar até ficar um creme homogêneo, junte o ovo e mexa. Acrescente a farinha, o fermento e o sal, misture bem. 
Eu misturei tudo com uma colher mesmo, nem coloquei a mão, o ponto é quando a massa fica em consistência de massa de modelar, sem grudar nas mãos. 
Faça bolinhas  com uma colher de chá de massa (gosto de biscoitos pequeninhos, mas pode fazer maior se preferir), polvilhe açúcar e canela e achate as bolinhas com um garfo. Coloque em um refratário untado, ou coberto com papel manteiga. Deixe o espaço de um biscoito entre um e outro. 
ATENÇÃO: coloque biscoitos apenas nas extremidades, se colocar no meio QUEIMA!

Leve ao microondas em potência alta, cozinhe 1 minuto, desligue e espere 1 minuto, ligue novamente por mais 1 minuto. Retire do refratário e coloque para esfriar. Coloque uma nova quantidade de bolinhas e repita o processo até acabar a massa.


biscoito de microondas


biscoito de microondas

Os biscoitos ficarão crocantes quando frios, para tanto, eles devem esfriar em um prato. Depois de bem frio, guarde-os em recipiente fechado.

Rende 50 biscoitos do tamanho dos Cookies Jasmine.




Em breve irei experimentar uma versão integral dessa receita, aguarde!